Guia para o melhor da animação na Monstra 2015

Cartaz2015_WEB

Começa hoje a Monstra 2015, ano em que celebra 15 edições e apresenta a programação mais alargada e ambiciosa de sempre. Perto de 500 filmes de animação andarão à solta por Lisboa de 12 a 22 de Março, sendo que até Julho o festival circulará também por Almada, Porto, Portalegre, Coimbra, Santarém, S. Miguel e Gouveia. Aqui reunimos toda a animação da Monstra 2015 que não devem deixar escapar.

Homenagem à América Latina

A principal homenagem é dedicada ao cinema de animação da América Latina, marcando esta edição com uma grande retrospetiva que exibirá 75 filmes, 6 longas-metragens e 5 sessões de curtas-metragens de países desta região. História antes de uma história (Brasil), Selkirk – O verdadeiro Robinson Crusoe (Uruguai) e Historias de Cronopioos y de famas (Argentina) são algumas das sessões mais apetecíveis.

Celebrar Miyazaki e a animação japonesa

Não é de hoje que a Monstra dá especial (e merecida) atenção ao cinema de animação nipónico, que este ano volta a marcar forte presença desde logo com a estreia de O Conto da Princesa Kaguya, de Isao Takahata, nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, e do último filme da carreira de Hayao Miyazaki, As Asas do Vento, que em breve chegará também às salas de cinema portuguesas. Destacamos ainda A Ilha de Giovanni, de Mizuho Nishikubo, baseado em factos verídicos em torno de uma amizade no pós 2ª Guerra Mundial e o documentário Reino de Sonho e Fantasia, sobre a vida nos estúdios Ghibli com enfoque no trabalho de Miyazaki e Takahata.

Competição internacional de longas

Outro dos pontos altos deste ano é a ante-estreia absoluta no nosso país do filme A Ovelha Choné, adaptado da série dos estúdios britânicos Aardman, que é transmitida desde 2007 em televisões por todo o mundo. Além do filme, a Monstra convidou realizadores e produtores dos estúdios Aardman para apresentar o filme e realizar uma masterclass sobre o processo de criação. Também indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, Canção do Mar, realizado por Tomm More (autor de O Segredo de Kells), é um filme inspirado nas figuras mitológicas Selkies, que fazem parte do folclore irlandês. Sugerimos ainda Jack and The Cuckoo Clock Heart, dos franceses Mathias Malzieu e Stéphane Malzieu e produzido pelo actor Luc Beson, um conto de fadas musical passado em Edimburgo, no final do do século XIX, baseado no livro do realizador Malzieu com o mesmo título. Ambos irão marcar presença no festival.

Secção Históricos

Nesta secção realçam-se O Rei e o Pássaro, de Paul Grimault, que, para Fernando Galrito, diretor artístico da Monstra, “é um dos melhores filmes de animação de todos os tempos e que em 2015 comemora 60 anos” ou um filme maestro na arte da animação de marionetas, Krysar o Flautista de Hamelin, do checo Jiri Barta.

O Cinema Mais Pequeno do Mundo

Uma das novidades mais aguardadas deste ano é o “Cinema Mais Pequeno do Mundo”. Numa sala apinhada de gente, 9 espectadores a cada meia hora, vão ver e votar para o melhor filme mais curto do festival. Serão seis sessões com cerca de 15 minutos cada que compõem este, com atribuição de troféus aos filmes mais votados. O “Cinema Mais Pequeno do Mundo” vai estar de 10 a 15 de Março no Largo Camões e, a partir do dia 16 até ao dia 20 de Março, no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.

Workshops, Masterclasses e Exposições

Na formação, destaque para a masterclasse sobre cinema estereoscópio, ou um workshop sobre a TagTool uma ferramenta desenvolvida para tablets, criando animação em tempo real e interagindo com música ou som. Haverá ainda duas oficinas de marionetas, uma sobre construção e animação, por Spela Kadez e outra sobre animação de marionetas por Milan Svatos, o animador dos maiores mestres da animação Checa. Aos filmes somam-se também exposições no Museu da Marioneta, Casa da América Latina, Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e Fábrica do Braço de Prata.

PROGRAMA COMPLETO:

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s