O melhor da 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2015

FestaCinemaItaliano2015 cartazes

A 8ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa de 25 de março a 2 de abril ao Cinema São Jorge, em Lisboa, com as antestreias das mais interessantes produções transalpinas, as obras em competição dos mais notáveis jovens realizadores italianos, convidados de renome, curtas-metragens, documentários e programação infantil. Posteriormente, a Festa continua pelo país e além-mar: Porto (Casa das Artes), de 9 a 12 de abril; Évora (Auditório Soror Mariana) de 15 a 18 de abril; Caldas da Rainha (Centro Cultural e de Congressos) de 25 a 27 de abril; Loulé (Cine-Teatro Louletano) de 1 a 3 de maio e Coimbra (Teatro Académico de Gil Vicente) de 5 a 7 de maio, extendendo-se depois até Angola e Moçambique.

Panorama

Secção dedicada ao cinema de autor e de grande público propõe-nos um travelling eclético através das obras cinematográficas que percorreram os maiores festivais de cinema, onde autores consagrados partilham o palco com as mais interessantes surpresas do ano.

Competitiva

Nesta secção são apresentados novos autores e alguns dos filmes que mais se destacaram dentro do panorama cinematográfico italiano do último ano, quer do ponto de vista estético quer pelos temas e conteúdos que abordam.

Amarcord

Este ano, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema organiza uma retrospetiva de Sergio Leone – cineasta que popularizou em todo o mundo o género Spaghetti Western. Serão exibidas novas versões restauradas em formato digital de Cinema Paraíso, o director’s cut de Era uma vez na América e a versão em 4K de O Bom, Mau e o Vilão.

Piccolini – Programação infantil 

Para as crianças, a Festa do Cinema Italiano reserva uma mão cheia de filmes e atividades. Pinóquio, Topo Gigio ou Calimero são alguns dos protagonistas que irão animar a programação dedicada ao público mais novo. Uma ocasião perfeita para os mais pequenos ficarem a conhecer estas personagens italianas míticas da infância e para os mais velhos as recordarem.

Gomorra

Gomorra, de Stefano Sollima, Francesca Comencini e Claudio Cupellini é a nova série de televisão italiana de culto baseada no bestseller de Roberto Saviano. Em pouco tempo, Gomorra tornou-se num evento mediático em todos os países onde já estreou, tendo sido distribuída em quase todo o mundo.

A completar esta panóplia de filmes haverão concertos, festas, debates e um cine-jantar, propostas que abrem deste já o apetite para o evento. A Fabrica aceitou o desafio da 8 ½ e tendo como base a frase da famosa t-shirt de Madonna, utilizada no videoclip de “Papa don’t preach” (1986), afirmando ao mundo “Italians do it better” (#italiansdoitbetter), criou a imagem para a edição de 2015 do festival, uma homenagem aos ícones e histórias que fizeram do cinema italiano uma referência mundial. O projecto desenvolvido por Thomas Fethers, deu origem a uma exposição na loja Fabrica Features, no 4.º andar do edifício Megastore Benetton, no Chiado, e pode ser visitada até dia 9 de abril. A exposição tem direção criativa de Sam Baron, direcção de arte de Catarina Carreiras e design de Tom Fethers. A entrada é livre.

Programa completo em PDF
Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s