«Almas Negras» vence o 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2015

FCItaliano2015 destaque

Na sessão que encerrou a 8ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que começou com uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, na sala com o seu nome, que morreu esta quinta-feira aos 106 anos, conheceram-se os premiados do evento. O grande vencedor  é “Almas Negras”/“Anime nere”, de Francesco Munzi, com estreia prevista para breve em Portugal. Filme-sensação do Festival de Veneza, onde foi um dos filmes favoritos ao Leão de Ouro, foi a escolha unânime do júri do 8 ½, que decidiu atribuir também uma menção especial ao documentário “Le cose belle”, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno. Este documentário realizado durante mais de dez anos foi, igualmente, a escolha do público da Festa do Cinema Italiano, que se emocionou visivelmente com a dura história de vida de quatro jovens na cidade de Nápoles. O Prémio do Público Canais TVCine & Séries do festival junta-se assim aos muitos prémios italianos e a nível internacional.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano teve salas cheias, com 1/4 das sessões esgotadas, ultrapassou os 10 mil espetadores, verificando-se um aumento de 35% em relação à última edição, números que ao quinto dia do festival eram já os maiores da história do festival. Os valores foram, igualmente, superiores no que diz respeito a receita de bilheteira.

Depois de Lisboa, onde decorreu de 25 de março a 2 de abril, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se no Porto de 9 a 12 de abril, em Évora, de 15 a 18 de abril, Caldas da Rainha, de 25 a 27 de abril, Loulé, de 1 a 3 de maio, Coimbra, de 5 a 7 de maio, entre outras a anunciar em breve. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos, como Angola e Moçambique, em Junho.

Entretanto, a retrospetiva de Sergio Leone continuará na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema até dia 24 de abril.

 

 

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s