Relembrar a obra de Manoel de Oliveira

manoel-93ff

Para quem quer conhecer melhor a obra ou simplesmente recordar os filmes de Manoel de Oliveira, “Aniki-Bóbó” e “Douro Faina Fluvial”, “Ato da Primavera” e “A Caça” estarão de novo nas salas de cinema, agora em versões restauradas e remasterizadas em alta definição. Uma parceria da NOS Audiovisuais com os Cinemas NOS, a UCI Cinemas e o Cinema Ideal para celebrar a obra de Manoel de Oliveira.

9 – 15  Abr | Aniki-Bobó e Douro Faina Fluvial

Douro Faina Fluvial

A curta-metragem, Douro Faina Fluvial (1931) é um documentário que segue a vanguarda soviética da época mas ao qual Manoel de Oliveira deu um cunho muito pessoal, ou não estivesse a captar com o olho da sua câmara de filmar o seu Porto de sempre, com  oretrato vívido e verdadeiramente real da Ribeira da cidade e dos seus característicos habitantes.

Aniki-Bobó

Aniki-Bóbó (1942), a primeira longa-metragem de ficção de Manoel de Oliveira sobre um grupo de meninos da Ribeira do Porto envolvidos nas aventuras e desventuras típicas da idade, com o famoso triângulo amoroso de Carlitos, Teresinha e Eduardo, que acaba em tragédia. Aniki-Bóbó é uma evocação das memórias de infância do Mestre, como um precursor do neo-realismo italiano.

16 – 22 Abr | Ato da Primavera e A Caça

O Ato da Primavera

O Ato da Primavera (1962) é um documentário português de longa-metragem de Manoel de Oliveira, co-realizado por António Reis, António Soares e Domingos Carneiro, no qual é encenado uma celebração popular da Paixão de Cristo, festa tradicional da aldeia transmontana da Curalha. A obra é marcada pelo gesto teatral e pela palavra, modos pelos quais os actores se exprimem e que são próprios do género. É, depois de alguns filmes de Leitão de Barros, uma das primeiras docu-ficções portuguesas.

A Caça

Caça (1964) predomina um estilo cinematográfico puro, sem diálogos ou monólogos palavrosos.

Os filmes serão exibidos em sessões especiais nos Cinemas NOS Amoreiras, NOS Cinemas Dolce Vita Porto, UCI Cinemas El Corte Inglês lisboa, UCI Cinemas Arrábida Shopping e Cinema Ideal em Lisboa.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s