“Life” em antestreia com exposição fotográfica sobre James Dean

Na passada quinta-feira, dia 17 de setembro, os cinemas UCI – El Corte Inglés em Lisboa organizaram a antestreia do filme LIFE, assim como a exposição de fotografias de James Dean, tiradas por Dennis Stock que decorre até dia 1 de outubro. A história que originou estas fotografias deram origem ao argumento de LIFE escrito por Luke Davies e realizado por Anton Corbijn (realizador de Control). O filme estreia dia 24 de setembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Considerado um dos mais importantes fotógrafos da segunda metade do século XX, Dennis Stock (interpretado por Robert Pattinson) fez quase toda a sua carreira na agência Magnum, captando, com a sua lente, algumas das mais emblemáticas figuras norte-americanas da época: actores como Marilyn Monroe, Marlon Brando, Grace Kelly ou Audrey Hepburn, e grandes vultos do jazz como Miles Davis, Charlie Parker, Louis Armstrong, Billie Holiday ou Duke Ellington. Os movimentos de contestação da década de 1960 e as paisagens naturais do território norte-americano foram temas igualmente registados na sua longa carreira. Mas no coração de todo o seu trabalho haveriam de ficar para sempre os célebres retratos feitos com James Dean (Dane DeHaan), pouco tempo antes da morte deste, com apenas 24 anos. Em 1955, Stock acompanhou o então pouco conhecido actor numa viagem que os levou de Los Angeles a Nova Iorque, e depois à casa onde Dean cresceu, no Indiana. Foi ali que o fotógrafo captou, para a revista “Life”, algumas imagens que se tornariam famosas. É esta viagem, realizada quando o actor estava prestes a alcançar uma súbita celebridade com a sua carismática actuação em A Leste do Paraíso, de Elia Kazan (baseado na obra homónima de John Steinbeck), que está no centro do filme (in Público).
A antestreia teve como convidados personalidades de várias áreas como: Ana Lúcia Matos, Ana Salazar, Andreia Vale, Cinha Jardim, Dino Alves, Gabriela Santos, Joana Cruz, Júlio Isidro, Melânia Gomes, Maria de Lima, Margarida Moreira, Lídia Muñoz, Margarida Rebelo Pinto, Raquel Loureiro, Teresa Branco, Yolanda Lobo, Zinha Galvão de Sousa.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s