«Evereste» comentado por João Garcia

1441798911886

A propósito da antestreia do filme Evereste, do realizador islandês Baltasar Kormákur, o Cinemaville teve a oportunidade de falar com João Garcia, um dos protagonistas a pisar o tecto do mundo e perguntar-lhe a sua opinião sobre a representação deste desafio no cinema.

Hollywood não exagerou na dose de sensacionalismo e exploraram as partes mais fortes, conseguindo retratar o tema de uma forma cativante, tanto do ponto de vista estético como técnico. Foram muito fieis à história original, mostra também o Nepal, esse país que eu adoro e onde já estive 34 vezes. Eu achei o filme fantástico! – João Garcia ao Cinemaville.

A pergunta do porquê fazer isto… é pelo desafio, para me superar. Gosto de citar uma frase: Se precisas de perguntar porque se escalam montanhas não vais compreender a resposta.

O argumento de Evereste é baseado no livro Into Thin Air de Jon Krakauer, que era também membro da expedição de 1996 liderada por Rob Hall, dono da Adventure Counsultants, que se destinava a atingir o cume do Evereste. Esta expedição teve uma série de percalços e uma escalada que já por si testa os limites físicos e mentais do ser humano, foi ainda dificultada por uma série de erros e decisões que culminaram na morte de 8 montanhistas.

Três anos depois seria João Garcia a escalar o Evereste, a 18 de Maio  de 1999, depois de duas tentativas em que decidiu voltar para atrás. Numa subida (sem recurso a oxigénio) menos atribulada que a retratada no filme, também ele sofreu danos físicos e emocionais, como as queimaduras severas e a queda fatal do seu companheiro de escalada Pascal Debrouwer.

nm1217_joaogarcia03

Evereste estreou na passada quinta-feira 24 de Setembro e conta com um elenco fantástico entre os quais Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson, e Jake Gyllenhaal.

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s