18 CIDADES – 60 FILMES – 40 SESSÕES ESCOLARES – 41 ANTESTREIAS – 7 ANTESTREIAS MUNDIAIS – 10 FILMES DE ANIMAÇÃO – 15 PRIMEIROS FILMES – 8 ARTISTAS CONVIDADOS.
Começa amanhã a 16ª edição a Festa do Cinema Francês que durante mais de dois meses, de 8 de Outubro a 29 de Novembro, percorrerá 18 cidades diferentes para dar a conhecer a melhor produção cinematográfica francesa tanto obras mais recentes como também homenagear em retrospectiva grandes nomes da sua 7ª Arte.
Jean-Jacques Annaud, padrinho desta 16ª edição da Festa do cinema, vem apresentar, em abertura no dia 8 de Outubro no Cinema São Jorge às 21h00, o seu mais recente filme LE DERNIER LOUP / A HORA DO LOBO, inspirado no livro Le Totem du Loup de JiangRong e rodado na Mongólia.
Como homenagem a Annaud será exibido um ciclo de 6 filmes, no Cinema São Jorge em Lisboa dedicado ao cineasta e ainda uma retrospectiva de Jacques Doillon com 8 filmes co-organizados com a Cinemateca Portuguesa. O realizador cuja carreira se confunde com a história recente do cinema francês e da “nouvelle vague” estará presente em algumas das sessões das suas obras. O cinema de animação está muito bem representado na Festa do Cinema Francês, com 10 filmes imperdíveis. A Festa do Cinema Francês instituiu o PRÉMIO DO PÚBLICO pondo a concurso os filmes com direitos já adquiridos para Portugal, oferecido pelo jornal Público. Para mais informações consulte a programação completa aqui.