KINO 2016: o cinema de expressão alemã está de volta

Kino 2016

A décima terceira edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa a Lisboa de 27 de janeiro a 4 de fevereiro de 2016, organizada pelo Goethe-Institut Portugal. Para além da capital, o festival visitará ainda a cidade de Coimbra, de 28 a 30 de janeiro (Teatro Académico Gil Vicente) e o Porto, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro (Fundação Serralves e na Casa das Artes) para exibir as mais recentes tendências do filme de ficção alemão, bem como um programa cuidadosamente selecionado de curtas metragens e documentários. A complementar este programa haverá ainda a Mostra para Escolas, destinada ao público jovem da KINO.

Os destaques da programação da KINO 2016 vão para As Mentiras dos Vencedores, de Christoph Hochhäusler, que é o filme de abertura, e Supermundo, do actor e realizador Karl Markovics. que encerra o festival. O primeiro foi seleccionado em 2014 para o Festival de Cinema de Roma, em Itália, e para o Festival Internacional de Cinema Hof, na Alemanha. Trata-se de um thriller político que narra a história de Fabian Groys, um jornalista de renome de uma revista de informação política que está a desenvolver uma reportagem de grande fôlego sobre as Forças Armadas e o modo como estas lidam com os inválidos de guerra. Ulrich Peltzer, escritor e co-autor de As Mentiras dos Vencedores, vai estar presente na KINO 2016, em Lisboa e Coimbra. O segundo é uma longa-metragem de Markovics, depois de Atmen, filme que ganhou o Prémio Label Europa Cinemas na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes em 2011. Supermundo conta a história de uma mulher de 50 anos, Gabi Kovanda, que leva uma vida normal, entre a família, a casa e o trabalho num supermercado, mas que um dia tem inesperadamente um encontro com Deus. Karl Markovics vai estar em Portugal para apresentar Supermundo

Abordando aspetos da realidade como a busca de refúgio e a procura de asilo — tratados em três documentários, respetivamente da Alemanha, Áustria e Suíça, a partir de três perspetivas diferentes —, a KINO afirma-se como uma mostra tematicamente bem atual. A par desses, temas como a terra natal e a família ocupam também um papel de destaque no programa desta mostra de cinema, que decorrerá ao longo de oito dias. Apresenta, entre outros, filmes de ficção e documentários da secção «Perspektive Deutsches Kino (Perspetiva Cinema Alemão)» da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Outra novidade é a retrospetiva dedicada a Rosa von Praunheim, organizada em parceria com a Cinemateca e com Augusto M. Seabra. A obra de Von Praunheim, precursor do movimento homossexual na Alemanha, é aqui apresentada em oito dos seus filmes mais importantes.

Programação completa no site oficial.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s