O emblemático Cinema São Jorge recebeu ontem, dia 28, em duas salas, mais de 800 pessoas na antestreia de Gelo em Lisboa. Numa matiné emotiva a relembrar os tempos de juventude de Luís Galvão Teles e as idas ao cinema com os seus pais, o co-realizador fez questão de salientar que este filme “tão especial, feito por pai e filho, filho e pai, dá agora os primeiros passos no seu caminho imaginário para a vida real”.
Os realizadores, acompanhados por Afonso Pimentel e Ruth Gabriel, começaram por dar as boas vindas aos convidados da Sala 3, agradecendo a sua presença, que é nas palavras de Luís e Gonçalo Galvão Teles
“não só um reconhecimento ao Gelo, mas também uma manifestação de vontade do público em ver cinema português”.
Na sala Manoel de Oliveira, a sessão iniciou-se com uma performance de Filipe Raposo ao piano, criador da música original de Gelo. Os realizadores, elenco e equipa técnica subiram ao palco, onde a dupla de realizadores agradeceu o empenho de todos na realização de um filme que tanto os orgulha. Na impossibilidade de estar presente, a protagonista Ivana Baquero fez questão de surgir no ecrã através de uma mensagem vídeo em que destacou o lado “sensível e pleno de magia do filme”, convidando os espectadores a “deixarem-se levar por ele.”
Gonçalo Galvão Teles agradeceu a todos os presentes neste primeiro momento de partilha do filme por
“darem vida ao cinema português e sentido ao que nós fazemos. Este é o corolário de uma quantidade enorme de momentos e relações familiares, pessoais e profissionais. A partir de agora o filme é vosso.”
Na sexta-feira, Gelo foi o filme de abertura do Fantasporto onde concorre na competição internacional, tendo tido uma excelente receção. Para além da antestreia em Lisboa, o filme terá também antestreias no Algarve (Guia) e Leiria.
A longa-metragem, com estreia na próxima quinta-feira, dia 3 de março de 2016, estará em exibição em 16 salas de cinema distribuídas pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu, cumprindo assim uma vontade dos realizadores em fazer com que o filme chegue a locais onde o cinema português nem sempre consegue chegar.
É também nesse dia que o filme terá a sua estreia internacional, num dos mais prestigiados Festivais dos Estados Unidos, em pleno Silicon Valley, O CINEQUEST, em cuja competição principal concorre ao lado de 15 filmes de todo o mundo.
Toda a informação sobre a exibição e outros temas relacionados com o filme “Gelo” atualizada regularmente emwww.facebook.com/gelofilm.