Vencedor do 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2016

JeegRobot

O grande vencedor da 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano é Lo Chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti. Duplamente premiado, o filme recebe o Prémio do Júri e o Prémio do Público Canais TVCine & Séries.

Com interpretação de Claudio Santamaria e Luca Marinelli, que marcaram presença no festival, o filme que uniu crítica e público tornou-se já de culto em Itália. A história de um homem que ganha superpoderes e os utiliza na sua vida de delinquente, mas para o qual tudo muda quando conhece uma fã de banda desenhada japonesa que o compara ao herói Jeeg Robot.

O júri da edição deste ano é composto por Tiago Alves, jornalista e crítico de cinema e subdiretor de programas da Antena 1, João Monteiro, co-diretor do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e Ronaldo Bonacchi, ator italiano, residente em Portugal há mais de 20 anos, que colaborou com Roberto Benigni em obras teatrais e participou em filmes de Fellini, Bertolucci ou Troisi.

Os prémios foram anunciados durante a sessão de encerramento esgotada, no Cinema São Jorge, que incluiu a antestreia de Quo Vado?, de Genaro Nunziante, protagonizado por Checco Zalone, um recordista de bilheteira em Itália, onde triplicou as receitas do mais recente filme da saga Star Wars.

O filme 8 ½, de Federico Fellini, em cópia restaurada e a exposição de fotografia 8 ½ –  A Viagem de Fellini, com imagens de Gideon Bachmann captadas durante a rodagem da obra-prima de Fellini continuam até 14 de abril, no UCI – El Corte Inglés.

Depois de Lisboa, onde aconteceu de 30 de março a 7 de abril, a Festa do Cinema Italiano realiza-se noutras cidades portuguesas, bem como em Angola, Moçambique e Brasil. Assim, o festival acontecerá em Cascais (15 a 17 de abril), Coimbra (18 a 20 de abril), Porto (21 a 24 de abril), Elvas (29 e 30 de abril), Loulé (12 a 14 de maio), Caldas da Rainha (13 a 15 de maio), Évora (17 a 19 de maio), Guimarães (17 a 22 de maio), Aveiro (8 a 10 de maio), Maputo (16 a 20 de junho), Setúbal (11 a 13 de Agosto), Almada (25 e 26 de setembro, 2 e 16 de outubro), Beja, Funchal, entre outras a anunciar.

Toda a programação em www.festadocinemaitaliano.com e facebook.com/festadocinemaitaliano.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s