KINO 2017: Mostra de Cinema de Expressão Alemã em Lisboa, Porto e Coimbra

kino

A décima quarta edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro a  Lisboa, Coimbra e Porto, para apresentar as mais recentes produções cinematográficas neste âmbito, num total de 18 longas-metragens e duas sessões de curtas-metragens.

A KINO 2017 abre com o filme Fukushima, meu amor, a mais recente obra da realizadora Doris Dörrie, que teve a sua estreia na secção Panorama da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2016. Fukushima, meu amor é um filme atual, tendo lugar no centro do acidente na central nuclear em 2011, mas também intemporal e universal na medida em que aborda a necessidade de partir e dar continuidade à vida. Com um olhar sensível, contemplativo e por vezes até cómico.

Destacamos ainda o documentário Homo Sapiens, considerado pelo jornal Público como um dos “grandes filmes da edição 2017 da Mostra de Cinema de Língua Alemã”. Wild, de Nicolette Krebitz Wild, um filme desconcertante e que já passou por alguns festivais internacionais como o Sundance Film Festival, Babai, de Visar Morina, que foi eleito pelo Kosovo como candidato para Melhor Filme de Língua Estrangeira nos Óscares de 2016, e 24 Semanas de Anne Zohra Berrached com aquela que foi a única presença do cinema alemão na competição de Berlim em 2016.

A sessão de encerramento em Lisboa está a cargo de Stefan Zweig – Adeus, Europa, que contará com a presença da conhecida atriz e realizadora Maria Schrader, que apresenta o seu segundo trabalho de realização, , um filme sobre o exílio de Stefan Zweig que além de ser um biopic sobre uma fase da vida do escritor, é também um olhar sensível para as suas lutas internas enquanto pensador, pacifista e indivíduo em tempos de guerra.

A partir de dia 26 de janeiro a KINO viaja até ao Porto, onde estará até ao dia 29 de janeiro, nas salas do Teatro Rivoli e do Cinema Passos Manuel. De 1 a 3 de fevereiro será o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, a acolher a Mostra de Cinema de Expressão Alemã.

Além dos filmes de ficção e das curtas-metragens, a KINO 2017 conta com cinco documentários na secção KINOdoc e três filmes para o público mais jovem na secção Mostra para Escolas.

Programação completa no site oficial.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s