Córtex 2017: festival regressa a Sintra e abre com homenagem a Jane Campion

cortex-2017

O Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra, que se realiza entre 16 e 19 de fevereiro, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, abre a sua 7ª edição com uma homenagem à realizadora neo-zelandesa Jane Campion.

Campion, que foi primeira realizadora a receber a Palma de Ouro em Cannes em 1993 com o filme “Piano”, teve a sua primeira Palma com a curta “An Exercise in Discipline – Peel” em 1986, que vai ser exibida na sessão de abertura do Córtex 2017, juntamente com “Passionless Moments” (1983), “A Girl’s Own Story” (1984) e “After Hours” (1984). Esta sessão centra-se assim nos dias de escola de Jane Campion, enquanto aluna do Australian Film Television and Radio School. Esta será a oportunidade perfeita para se assistir pela primeira vez em sala às primeiras experiências cinematográficas de uma cineasta que se tornou pioneira, ao trazer a mulher para primeiro plano nas suas obras. Não foram as questões políticas ou movimentos feministas que moveram Jane Campion, mas antes uma sensibilidade que prestou um verdadeiro tributo à mulher e ao feminino divino e profano.

Uma das novidades deste ano é a sessão especial “Cintra 35mm”, uma projeção de filmes em 35mm realizados nas décadas de 20 e 30 do século XX. Trata-se de um raro e precioso registo cinematográfico que dá a conhecer ao público a Sintra de há 100 anos, numa sessão musicada ao vivo pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Sintra.

Na secção “Hemisfério” deste ano, o Córtex dá carta branca ao London Short Film Festival, uma das principais mostras de talentos britânicos do cinema independente, que programou seis curtas exibidas na última edição deste festival. Philip Ilson, diretor artístico do London Film Festival, estará em Sintra para apresentar este programa.

No ano em que a organização do Córtex recebeu um número recorde de inscrições, foram selecionadas 16 curtas portuguesas para a competição nacional e outras 16 curtas para competição internacional. Estas obras foram todas produzidas entre 2015 e 2016 e representam o que melhor se faz no formato da curta-metragem.

O painel de júri desta 7ª edição é composto por Leonor Silveira, Anabela Moreira, Cláudia Varejão, Cíntia Gil e Vasco Viana.

A parceria com a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, mantém-se nesta 7ª edição do Córtex, nomeadamente na programação do Mini-Córtex, com filmes para escolas e para pais e filhos. As 10 curtas do Mini-Córtex estarão sujeitas à votação do público mais novo. Dentro deste programa, haverá ainda um workshop de cinema de animação para Pais e Filhos, pelas mãos de Fernando Galrito, diretor artístico da MONSTRA.

Já no MU.SA (Museu das Artes de Sintra) vão realizar-se dois concertos no âmbito do festival. Lula Pena estará em acústico no dia 17 de fevereiro, às 21h, e a cantora Helena Madeira no dia 18 à mesma hora. A entrada para estes dois momentos é livre.

Calendário completo do festival aqui.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s