Dez Anos da Festa do Cinema Italiano em 2017: Destaques

Em abril chega-nos a décima edição da Festa do Cinema Italiano de 5 a 13 de abril esta edição acontece simultaneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal. O filme de abertura é a antestreias Fai bei sogni (Sonhos Cor-de-rosa), de Marco Bellocchio. Apresentado no âmbito da Quinzena dos Realizadores em Cannes, este é um filme profundo sobre a superação do luto e sobre a nossa, por vezes inconfessável, necessidade de amor. In guerra per amore, de Pif, um dos humoristas mais conhecidos da sua geração encerrará a festa com um filme romântico onde se reflete de forma irónica e inteligente o amor, a Sicília e a Máfia.

Panorama

Para além dos filmes de abertura e encerramento destacamos também para o grande sucesso italiano da passada temporada Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), de Paolo Genovese.

Amarcord

Esta secção é dedicada aos tesouros da nossa cinematografia, são exibidos outros filmes italianos que através de caminhos diferentes, entraram no imaginário de milhões de espetadores. É o caso da obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K ou de Lo chiamavano Trinità… uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.

Competitiva 

Nesta secção os novos autores italianos mais interessantes concorrem para o prémio de melhor filme do festival. O prémio é dedicado às primeiras ou segundas obras, dos seis filmes em competição destacamos Un Bacio, de Ivan Cotroneo, e ORECCHIE, de Alessandro Aronadio, uma comédia existencialista surpreendente e anárquica que se destacou no passado Festival de Veneza pela originalidade e cinismo.

Piccolini

Os mais pequenos também não foram esquecidos, em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, são exibidos, doze filmes de animação (uma longa e onze curtas-metragens).

Napolitana

Fazemos uma viagem através do cinema, da literatura, da música e da gastronomia de uma das cidades mais icónicas da Itália, Nápoles – acompanhados pela narrativa de Elena Ferrante. Um destes exemplos é L’amore molesto, de Mario Martone, baseado no romance da homónimo escritora.

Fórum 

Acontecem ainda dois importantes e inéditos encontros para aproximar o cinema italiano do português. Um fórum para produtores italianos e portugueses, no âmbito do lançamento do acordo luso-italiano de co-desenvolvimento de projetos cinematográficos, organizado em articulação com o ICA, o MiBact e a ANICA e um encontro académico sobre o impacto do cinema italiano em Portugal e no estrangeiro com a presença de especialistas e docentes internacionais.

Gomorra

Integrada nesta secção, é apresentada muito esperada segunda temporada de Gomorra, a Série. São doze novos episódios exibidos em cinco sessões do festival.

Cine-Jantar 

Como sempre, há espaço para a gastronomia italiana, com os já conhecidos Cine-Jantar (A Viagem a Itália, de Michael Winterbottom) e a Rota dos Sabores, onde 15 gelatarias e restaurantes italianos em Lisboa, que terão menus temáticos inspirados no cinema italiano, que incluem a oferta de bilhetes para sessões do festival.

Convidados

Estarão presentes os dois atores principais de Gomorra: Marco D’Amore (Ciro Di Marzio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano), e ainda o realizador Roberto Andò (Le confessioni), o noto autor e cómico italiano Pif (In guerra per amore), Edoardo Leo (Che vuoi che sia, Smetto quando voglio – masterclass, Perfetti sconosciuti), Violante Placido (7 minuti), Antonella Di Nocera (Shorts Laboratorio del Reale), entre outros.

Programa completo em PDF
Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s