Em abril chega-nos a décima edição da Festa do Cinema Italiano de 5 a 13 de abril esta edição acontece simultaneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal. O filme de abertura é a antestreias Fai bei sogni (Sonhos Cor-de-rosa), de Marco Bellocchio. Apresentado no âmbito da Quinzena dos Realizadores em Cannes, este é um filme profundo sobre a superação do luto e sobre a nossa, por vezes inconfessável, necessidade de amor. In guerra per amore, de Pif, um dos humoristas mais conhecidos da sua geração encerrará a festa com um filme romântico onde se reflete de forma irónica e inteligente o amor, a Sicília e a Máfia.
Panorama
Para além dos filmes de abertura e encerramento destacamos também para o grande sucesso italiano da passada temporada Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte), de Paolo Genovese.
Amarcord
Esta secção é dedicada aos tesouros da nossa cinematografia, são exibidos outros filmes italianos que através de caminhos diferentes, entraram no imaginário de milhões de espetadores. É o caso da obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K ou de Lo chiamavano Trinità… uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.
Competitiva
Nesta secção os novos autores italianos mais interessantes concorrem para o prémio de melhor filme do festival. O prémio é dedicado às primeiras ou segundas obras, dos seis filmes em competição destacamos Un Bacio, de Ivan Cotroneo, e ORECCHIE, de Alessandro Aronadio, uma comédia existencialista surpreendente e anárquica que se destacou no passado Festival de Veneza pela originalidade e cinismo.
Piccolini
Os mais pequenos também não foram esquecidos, em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, são exibidos, doze filmes de animação (uma longa e onze curtas-metragens).
Napolitana
Fazemos uma viagem através do cinema, da literatura, da música e da gastronomia de uma das cidades mais icónicas da Itália, Nápoles – acompanhados pela narrativa de Elena Ferrante. Um destes exemplos é L’amore molesto, de Mario Martone, baseado no romance da homónimo escritora.
Fórum
Acontecem ainda dois importantes e inéditos encontros para aproximar o cinema italiano do português. Um fórum para produtores italianos e portugueses, no âmbito do lançamento do acordo luso-italiano de co-desenvolvimento de projetos cinematográficos, organizado em articulação com o ICA, o MiBact e a ANICA e um encontro académico sobre o impacto do cinema italiano em Portugal e no estrangeiro com a presença de especialistas e docentes internacionais.
Gomorra
Integrada nesta secção, é apresentada muito esperada segunda temporada de Gomorra, a Série. São doze novos episódios exibidos em cinco sessões do festival.
Cine-Jantar
Como sempre, há espaço para a gastronomia italiana, com os já conhecidos Cine-Jantar (A Viagem a Itália, de Michael Winterbottom) e a Rota dos Sabores, onde 15 gelatarias e restaurantes italianos em Lisboa, que terão menus temáticos inspirados no cinema italiano, que incluem a oferta de bilhetes para sessões do festival.
Convidados
Estarão presentes os dois atores principais de Gomorra: Marco D’Amore (Ciro Di Marzio) e Salvatore Esposito (Genny Savastano), e ainda o realizador Roberto Andò (Le confessioni), o noto autor e cómico italiano Pif (In guerra per amore), Edoardo Leo (Che vuoi che sia, Smetto quando voglio – masterclass, Perfetti sconosciuti), Violante Placido (7 minuti), Antonella Di Nocera (Shorts Laboratorio del Reale), entre outros.