Filmin vai ter novo canal dedicado ao Cinema Português

Filmin Portugal, a plataforma Video on Demand de cinema independente e autor, a única deste género no país, lança a 15 de maio um canal dedicado ao cinema português.

Além da habitual programação que explora o cinema independente do todo o mundo, Filmin vai agora contar com uma secção exclusivamente dedicada à produção nacional.

O canal português, CANAL PT, vai contar com títulos de autores como Miguel Gomes, João Salaviza, João Botelho, Ivo Ferreira, João Nicolau, Manuel Mozos, Pedro Pinho, João Canijo, Rita Azevedo Gomes, Leonor Teles, Luísa Homem, entre outros. Será possível encontrar longas de ficção, documentários, curtas metragens e filmes de animação, contemporâneos e antigos. O canal conta já com grandes sucessos como Os Maias e Tabu, assim como filmes que não se encontram tão facilmente como As Cidades e as Trocas, A Morte de Carlos Gardel, A Mãe e o Mar, A Vingança de uma Mulher, Balada de Um Batráquio, José e Pilar, entre outros.

Este canal será dinamizado regularmente com programações especiais, focus sobre autores, e colaborações com outros eventos cinematográficos e culturais, no sentido de se criar um espaço dinâmico de reflexão e descoberta.

O CANAL PT será um espaço em constante crescimento que pretende acolher uma boa parte da produção cinematográfica nacional ajudando assim a resolver o grave problema de acessibilidade a estes conteúdos. São muitos os filmes portugueses que depois de uma presença nos festivais nacionais, uma breve exibição em sala ou uma passagem na televisão, desaparecem completamente do mercado. Filmin irá colmatar esta lacuna, dando a todos os espectadores do país a possibilidade de um simples e rápido acesso a este catálogo.

Nas palavras da equipa de Filmin: “Esta nova tecnologia e as possibilidades que uma plataforma deste tipo pode proporcionar na divulgação de conteúdos específicos, pode tornar-se num importante impulsionador à divulgação do cinema português em todo o território nacional. A simplicidade e a eficácia destes novos canais, que rapidamente estão a entrar nas casas dos portugueses, podem ser aproveitados seja pelo espectador, seja pelos autores e produtores portugueses”.

Este canal é possível graças à colaboração das principais produtoras e distribuidoras nacionais, e também ao interesse de muitos realizadores que se juntaram a Filmin porque vêem nesta nova ferramenta a possibilidade concreta de dar vida e público às próprias produções. Entre os principais colaboradores estão O Som e a Fúria, Terratreme, Ukbar, Filmes do Tejo II, Fado Filmes, Agência da Curta Metragem, C.R.I.M., Ar de Filmes, Bando à Parte, Jump Cut, entre outros.

O CANAL PT., que conta agora com quase uma centena de títulos, é um projeto que pretende continuar a crescer ao longo dos próximos meses, com mais filmes, alguns deles exclusivamente em Filmin.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s