24 Memórias por Segundo, a curta-metragem inaugural do realizador e membro fundador do Cinemaville, Carlos Miranda, estreou em Portugal no Doclisboa e esteve ainda no festival Caminhos do Cinema Português, fazendo agora a estreia internacional em fevereiro no Doc Fortnight, festival organizado pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. A revista Variety anunciou o programa completo do festival no início deste ano.
É o único filme português convidado a integrar a 18ª edição deste importante festival de cinema documental nova-iorquino, que de 21 a 28 de Fevereiro exibirá 18 longas-metragens e 15 curtas com origem em países de todo o mundo.
Este documentário procura retribuir algo à memória do Cinema, evocando a fragilidade de imagens e objetos que são indissociáveis do imaginário coletivo e individual» – Carlos Miranda
A curta-metragem retrata o trabalho realizado no ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (departamento da Cinemateca Portuguesa), onde se conserva património cinematográfico nacional e internacional.
(entrevista: © Agência Lusa)