Monstra 2019: o melhor cinema de animação regressa este mês a Lisboa

A Monstra – Festival de Animação de Lisboa realiza de 20 a 31 de março de 2019 a sua 18.ª edição e apresenta mais de 550 filmes, oriundos de países dos 5 continentes, entre longas, curtas e curtíssimas, nos diversos programas, que abrangem as competições e outras secções programadas: DoKAnim, TerrorAnim, Históricos, Japão, Animação Experimental, Retrospetivas, Homenagens, Monstrinha e muito mais.

2019 é o ano em que o festival tem como país convidado o Canadá, uma das cinematografias mais reconhecidas no mundo. Serão apresentadas nesta homenagem, retrospetivas de realizadores como Norman McLaren, Frédéric Back e Caroline Leaf e uma retrospetiva do National Film Board of Canada, grande produtora de cinema independente canadiana que este ano completa 80 anos de existência.

As competições, com cerca de 200 filmes, terão, como sempre, muitas estreias nacionais. A Competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes, 6 dos quais são estreias nacionais.  Destaque aqui para o filme “Mirai”, do mestre japonês Mamoru Hosoda, nomeado para os Óscares 2019, e em estreia nacional.

Outro destaque desta edição é a retrospetiva “A BD no Cinema de Animação”, com a exibição de cinco longas-metragens inspiradas nas histórias de Corto Maltese, e a exibição do filme ‘Tintim e os Prisioneiros do Sol’ (a BD, de 1969, comemora agora 50 anos). Destaque também para a retrospetiva japonesa com a integral de Satoshi Kon, realizador que deixou um legado de enorme sensibilidade na história da animação.

Os mais pequenos merecem sempre toda a atenção da nossa programação. A MONSTRINHA, tanto nas sessões escolares como nas sessões Pais e Filhos, e sessões para bebés apresenta o melhor da animação mundial para miúdos. A destacar, logo no arranque, dia 20 de março, a antestreia de ‘Cai Na Real, Corgi’, de Ben Stassen, filme de aventuras para toda a família, e a homenagem ao Rato Mickey, na Cinemateca Júnior.

Nas Atividades Paralelas, apresentamos dez exposições com homenagens e trabalhos de grandes autores nacionais e internacionais, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Cinemateca Portuguesa, no Cinema São Jorge e no Museu da Marioneta, onde já está em exibição ‘A Magia dos Estúdio Aardman’. E em foco também a música em diálogo com o cinema de animação, com Pierre Kwenders, acompanhado ao vivo pelo ilustrador António Jorge Gonçalves; ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi, tocadas pela Escola Superior de Música de Lisboa; a Lisbon Poetry Orchestra numa performance que junta poesia, música e animação; e ainda, no Hot Clube de Portugal, a 4ª edição do JazzAnim.

Antes do arranque, a 20 de março, a MONSTRA anda à solta pelas ruas de Lisboa, com um programa pré-festival.

Toda a informação no site oficial do Festival.

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s