IndieLisboa’19: 11 filmes para 11 dias de festival

A 16ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema começa já amanhã, quinta-feira 2 de maio, com uma programação internacional e diversa, mas com um olhar atento ao cinema Português, que cada vez mais se vem afirmando globalmente. O Cinemaville reviu o programa e apresentamos a nossa proposta de 11 longas metragens que não podem perder.

FABIANA

Um road movie sensível e corajoso, que espelha de uma forma delicada as difíceis escolhas que Fabiana, motorista de camião há mais de 30 anos, teve. Ao longo dos quilómetros que percorre, Fabiana vai desvendando à realizadora Brunna um lado emocional, contando as estórias dos seus amores, questões intimas da sua identidade e sexualidade, que contrastam com o seu perfil forte, corajoso e pragmático.

2 QUINTA  22:30, CINEMA IDEAL

HOTEL IMPÉRIO

Uma última viagem a Macau e à esperança de encontrar uma certa Portugalidade refletida no Oriente. Somos convidados a entrar no âmago de uma família portuguesa que perdeu o controlo da gerência do Hotel Império, qual metáfora da política externa, e que se vê confrontada com a limitação do conhecimento que tem de si própria.

3 SEXTA 21:30, CULTURGEST GA

CAMPO

4 SÁBADO 17:00, CINEMA SÃO JORGE, SALA 3

NE TRAVAILLE PAS (1968-2018)

Colagem não narrativa de imagens que retratam (sobretudo) a sociedade francesa contemporânea, ao mesmo tempo que se acompanha a vida de um casal ao longo de um ano. O ponto de partida são os 50 anos do maio de 68, mas o potencial de uma reflexão sobre o “estado da nação” meio século depois esfuma-se na aleatoriedade e falta de intencionalidade legível nas sequências montadas.

5 DOMINGO 20:30, CINEMA IDEAL

UM PUNK CHAMADO RIBAS

Nome incontornável da cena punk rock portuguesa, João Ribas é celebrado neste documentário, que procura desvendar um pouco mais sobre este espírito livre que deixou marca no circuito musical alternativo do país. Num registo igualmente desprendido de formalismos, combinam-se fotografias, imagens de arquivo e sobretudo testemunhos de quem partilhou a vida com este eterno desalinhado.

6 SEGUNDA 19:00, CINEMA SÃO JORGE SALA MDO

SO PRETTY

Baseado na novela homónima de Schernikau, um olhar sensível ao quotidiano de um grupo de artistas amigos onde reina a liberdade sexual e de género.

7 TERÇA 20:30, CINEMA IDEAL

JOHN AND YOKO: ABOVE US ONLY SKY

Uma viagem intimista aos bastidores do universo de Lennon e Yoko, uma simbiose criativa e apaixonada que deu origem a um dos álbuns mais importantes do século.

8 QUARTA 21:30, CULTURGEST GA

ALVA

9 QUINTA 21:30, CULTURGEST GA

BURNING

Construído meticulosamente em torno de um ambíguo triângulo amoroso, joga sobretudo com uma tensão latente que se revela em lume brando.

10 SEXTA 21:45, CINEMA SÃO JORGE SALA MDO 

MARATONA BOCA DO INFERNO II

Certamente um dos filmes mais desconcertantes do ano, tratar-se de um hilariante musical de animação que examina os princípios fundadores do judaísmo partindo do livro do Êxodo. Misturando canções improváveis, uma forte crítica do papel da mulher na religião e conversas da realizadora com o pai.

11 SÁBADO 24:00, CINEMA IDEAL

MILES DAVIS: BIRTH OF THE COOL

12 DOMINGO 21:45, CULTURGEST GA

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s