Warm-Up MOTELX de 5 a 7 de Setembro

Com regresso ao Cinema São Jorge marcado para a próxima semana (10 a 15 de Setembro), o MOTELX começa a espalhar o terror por Lisboa com os eventos Warm-Up de entrada livre entre 5 e 7 de Setembro, às 21h30.

Em ano de muitas superstições, o Festival arranca ao soar das 12 badaladas com um “Pesadelo no MNAA”, visita inédita que irá percorrer algumas das obras mais desconcertantes da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (já esgotada). Na noite seguinte, a partir das 21h30, Filipe Raposo convoca as ladainhas ancestrais que povoam o nosso imaginário cinematográfico para reinventar 13 temas icónicos do universo do terror no cine-concerto “Um Piano Afinado pelo Medo” (Convento São Pedro de Alcântara). O Warm-Up do MOTELX termina no Largo Trindade Coelho no sábado (21h30) com uma sessão ao ar livre de “Ed Wood” de Tim Burton, filme biográfico sobre o realizador do célebre “Plan 9 from Outer Space” que é uma “carta de amor ao mau cinema”.

Um Piano Afinado Pelo Medo
06 de Setembro | 21h30
Cine-concerto por Filipe Raposo no Convento São Pedro de Alcântara
Na especialíssima 13.ª edição do MOTELX, o pianista e compositor Filipe Raposo é o convidado para o cine-concerto no Convento de São Pedro de Alcântara, numa noite de celebração do medo. Em jeito de ritual iniciático, Raposo convocará à volta do seu piano, ladainhas ancestrais que povoam o nosso imaginário cinematográfico: “Sapos e bruxas, moucos e corujas, demônios, trasgos e dianhos, espíritos, corvos, pegas e meigas, feitiços das mezinheiras, lume andante dos podres canhotos furados, luzinha dos bichos andantes, luz de mortos penantes, mau-olhado, negra inveja, ar de mortos, trovões e raios, pecadora língua de má mulher casada com home velho. Vade retro Satanás prás pedras cagadeiras.”  O esconjuro perfeito para uma noite imperdível.

Ed Wood
07 de Setembro | 21h30
Sessão ao Ar Livre no Largo Trindade Coelho

Em comemoração dos 60 anos de “Plan 9 From Outer Space”, o MOTELX revisita a figura icónica de Ed Wood e marca o início das sessões de cinema ao ar livre com o filme biográfico “Ed Wood” de Tim Burton; uma carta de amor ao “mau cinema” através da figura do seu mais distinto criador. O filme concentra-se no período em que Wood começou a filmar e termina com as peripécias da sua “obra-prima” – “Plan 9 From Outer Space” – pelo meio, há um atenção especial à sua relação com o actor Bela Lugosi, interpretado por Martin Landau. No elenco, para além de Johnny Depp como Wood, encontramos também Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette e Bill Murray.

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s