A 20ª Festa do Cinema Francês (FCF) está de regresso e de 3 de Outubro a 8 de Novembro vai percorrer 8 cidades portuguesas para celebrar a criação cinematográfica francesa e a sua cada vez maior diversidade: Lisboa, Setúbal, Almada, Coimbra, Porto, Leiria, Portimão e Beja.

Varda por Agnès
Esta 20ª edição é um momento para rever grandes clássicos. Em parceria com a Cinemateca Portuguesa, presta-se homenagem à única e maravilhosa Agnès Varda com uma seleção dos seus filmes, inclusive o seu último Varda par Agnès. A Cinemateca apresentará igualmente uma retrospectiva dedicada à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant. Para os 20 anos da festa, olha-se para trás com ternura para redescobrir 10 filmes que marcaram a história do festival.
Desde sempre, as antestreias são um momento alto da programação da FCF. Com uma selecção de vinte e dois filmes, representam um encontro muito esperado e privilegiado com a mais recente produção cinematográfica francesa e os seus criadores e atores. Este ano, destaque para o filme de abertura, Amor à Segunda Vista, de Hugo Gélin, que marcará presença no evento à semelhança de mais de vinte outros convidados.

Amor à Segunda Vista
Em parceria com a ACID (Associação pela Difusão do Cinema Independente), a FCF promove a descoberta de 4 filmes, tesouros do cinema independente que foram apresentados no Festival de Cannes este ano.
A FCF cria um verdadeiro espaço de diálogo com os realizadores dos filmes a exibir com encontros e masterclasses, abertos ao público, elaborados em parceria com as escolas de cinema e as universidades portuguesas.
Miúdos e graúdos podem esperar uma secção de filmes especial (“Para os mais jovens”) e a organização de sessões escolares em todas as cidades.
Programação completa no site do festival.