“Unir pessoas, juntar países, aproximar continentes, através da arte e da animação” é o lema da MONSTRA desde 2000, que apresenta a programação da edição em que celebra o seu 20º aniversário.
Na cerimónia de abertura, vão ser apresentados três filmes em estreia mundial: “One Minute Memoire” da realizadora oscarizada norte-americana Joan Gratz, “Setembro” de Ricardo Mata, um filme português sobre a cidade de Lisboa, e “Katalog of Flaws”, realizado por Marv Newland e que conta com banda sonora dos Dead Combo.
Filmes como “A Minha Vida de Courgette” de Claude Barras, “Miss Hokusai” de Keiichi Hara, “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelho Homem” dos estúdios Aardman e Dreamworks, entre muitos outros, irão re-marcar presença no festival.
Mas a MONSTRA não irá ficar só pelo cinema. Contará com a versão completa do filme-concerto “Solar Walk”, acompanhado pela Big Band – Escola Superior de Música de Lisboa, conduzido por Nikolai Bøgelund, com a participação da cantora Ingeborg Højlund. E ainda grandes exposições em vários espaços, como a já inaugurada exposição no Museu da Marioneta, TIM BURTON – As Marionetas de Animação, e a exposição dos 10 Anos de EMA & GUI, na Atmosfera M, além de talks, workshops e masterclasses com os maiores mestres da animação.
A programação completamente pode ser consultada no site oficial do Festival.