Filme do Mês: Triângulo da Tristeza

A comédia Triângulo da Tristeza de Ruben Östlund, premiada com a Palma de Ouro no prestigioso Festival de Cannes, já estreou nos cinemas nacionais.

Uma sátira desinibida em quese assiste a uma inversão depapéis e classes e onde se revelao sórdido valor comercial da beleza.

Os modelos Carl e Yaya movimentam-se no mundo da moda, enquanto exploram os limites da sua relação. O casal é convidado para fazer um cruzeiro luxuoso na companhia de um conjunto de “infames” passageiros riquíssimos, um oligarca russo, um traficante de armas inglês e um capitão idiossincrático e alcoólico, dado a citações de Marx. Parece o cenário perfeito para muitas publicações de Instagram. Mas durante o esmeradíssimo Jantar do Comandante, uma tempestade avoluma-se e os passageiros sofrem um intenso enjoo… O cruzeiro termina de forma catastrófica. Carl e Yaya vêem-se encalhados numa ilha deserta com alguns dos multimilionários e uma das empregadas de limpeza da embarcação. A hierarquia sofre repentinamente uma reviravolta, já que a empregada é a única que sabe pescar.

O realizador sueco Ruben Östlund, conhecido pelos seus retratos bem-humorados e exactos do comportamento social humano, estreou-se nas longas-metragens com o filme O Guitarrista. O seu segundo filme, Involuntário estreou-se mundialmente no Festival de Cannes (Un Certain Regard) em 2008 e o seu filme seguinte, Play, na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, em 2011. Força Maior (2014) venceu o Prémio do Júri na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes e foi nomeado para um Globo de Ouro e um Prémio BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro. Em 2017, regressou com O Quadrado, Palma de Ouro do Festival de Cannes, nomeado para ÓSCAR de Melhor Filme Estrangeiro.

Para marcar a estreia nacional do Triângulo da Tristeza, as distribuidoras Cinema BOLD e Alambique propõem um INTEGRAL RUBEN ÖSTLUND com as seis longas-metragens do realizador, no Cinema Fernando Lopes em Lisboa, na Casa do Cinema em Coimbra e na plataforma Filmin Portugal, a partir de 13 de Outubro.

Advertisement

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s