KINO 2014: Mostra de Cinema de Expressão Alemã

kino2014_poster

Na sua 11ª edição, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa ao Cinema São Jorge, ao Teatro do Campo Alegre no Porto, e pela primeira vez, estará também em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente. A decorrer entre 23 e 31 de Janeiro, a KINO 2014 irá apresentar uma selecção de filmes recentes da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça, que passaram pelos mais importantes festivais destes países.

A programação principal da KINO 2014 inclui novamente filmes de ficção e documentários, estando o seu eixo temático focado na família, quer nos seus dramas e problemas tradicionais, quer nas suas novas constelações. Está ainda previsto um conjunto de primeiras obras de jovens realizadores, dando assim a conhecer quais as preocupações – temáticas, estéticas e formais – destas recentes presenças do cinema de expressão alemã. Uma dessas primeiras obras é a tragicomédia OH BOY, filmada a preto e branco por Jan-Ole Gerster que acompanha um jovem estudante (Tom Schilling) à deriva pela cidade de Berlim. Este vencedor do Deutscher Filmpreis 2013, uma das mais importantes distinções cinematográficas alemãs, será o filme de abertura da KINO 2014.

A KINO deste ano encerra com ZWEI LEBEN (DUAS VIDAS), a proposta alemã para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, realizada por Georg Maas. Nesta história que entrelaça o passado nazi com a história da Stasi, a protagonista Katrine Evensen (Juliane Köhler) vê-se obrigada a confrontar-se com um segredo de longa data, após a queda do Muro de Berlim.

Para assinalar o 25º aniversário sobre a queda do Muro de Berlim, a KINO 2014 apresenta também no Cinema São Jorge o ciclo DIE MAUER (O MURO) com filmes centrados numa Alemanha antes, durante e depois deste acontecimento histórico, entre eles, AS ASAS DO DESEJO de Wim Wenders e SPUR DER STEINE de Frank Beyer.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Anúncios

One response to “KINO 2014: Mostra de Cinema de Expressão Alemã

  1. Pingback: KINO 2014: Mostra de Cinema de Expressão Alemã | PFTN·

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s