Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto 2013

fantas2013

Um dos maiores festivais de cinema do nosso país está de volta. Com 33 edições, o Festival Internacional de Cinema Fantasporto afirma-se como um festival maduro e seguro de si. A presente edição conta com cerca de 300 filmes, provenientes de 35 países. Hoje começa o Pré-Fantas (até dia 28) que abre com O Planeta Selvagem, de René Laloux, acompanhado musicalmente por Beautify Junkyards. A 1 de Março tem início a competição internacional onde os olhares debruçam-se atentamente sobre Berberian Sound Studio, de Peter Strickland, um dos melhores filmes de 2012 para a Sight & Sound,  A Beautiful Mistake, de Lu Hui ZhonAce Attorney, de Takashi Miike e Pietá, de Kim-Ki-Duk, filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2012.

O cartaz é um spoiler para um dos filmes da sessão oficial de abertura, The Red Shoes (1948), de Michael Powell e Emeric Pressburger, agora numa versão restaurada que celebra os  seus 65 anos. Outra adição à sessão de abertura do festival é Mama, de Andrés Muschietti, produzido por Guillermo del Toro. 

O Fantasporto conta ainda com várias retrospectivas, entre as quais a de cinema francês. Mário Dorminsky foi responsável pela selecção de sete filmes em sete géneros, de Agnés Varda a Claude Chabrol, de Alain Resnais a Jacques Demy. Estrelas como Isabelle Huppert, Sandrine Bonnaire, Simone Signoret, Jeanne Moreau, Jean Marais e Jacqueline Bisset andarão nas telas da cidade invicta.

Outra celebração que o Festival abraça são os 70 anos de Aniki Bobó, de Manoel de Oliveira, homenageando o mesmo e outro ilustre realizador português e co-fundador do Centro Português de Cinema: António Macedo, que receberá o Prémio Carreira. Serão exibidos filmes como Chá Forte com Limão, O Princípio da Sabedoria, Os Abismos da Meia-Noite e Os Emissários de Khalom.

O Baile dos Vampiros acontece a 9 de Março, no Hard Club, festa que antecede o dia onde serão anunciados os vencedores na sessão de encerramento.

Mais informações sobre o programa e eventos paralelos aqui.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s