IndieJúnior’13: o festival para os mais novos

Cartaz_IndieJunior

IndieJúnior é a secção do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema Independente feita a pensar nos mais pequenos mas também nos pais. Dedicada a um público alargado dos 3 aos 18 anos, visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica.

Arrancando no segundo dia do festival – 19 de Abril – a programação do IndieJúnior propõe uma selecção de filmes de animação mas também documentários e ficções que se revelam um espaço de reflexão de diversos temas e um momento para escolas e famílias. Na programação deste ano, destaca-se a longa metragem Come Dorme Morre(Secundário/ +15 anos) que acompanha Rasa, uma jovem imigrante muçulmana que, depois de despedida do seu precário trabalho, se vê confrontada com a actual situação social e económica que a pode obrigar a abdicar de tudo e todos para recomeçar a vida noutro lugar. Uma lufada de ar fresco no cinema sueco assinada por Gabriela Pichler nesta sua primeira longa metragem.

Além das dinâmicas sessões da faixa Pré-Escolar/+3 anos e 1º ciclo/+6 anos, repletas de animações divertidas e desafiantes para os mais novos, destacamos Kaylien, curta-metragem realizada pela actriz Zoe Saldaña, conhecida por filmes como Avatar ou Star Trek, na sessão de 2º ciclo/+9 anos. O filme foca o tema do autismo através de uma menina especial e do seu mundo alienígena. Também a não perder, quatro curtas metragens que integram as sessões dedicadas ao 3º ciclo/Secundário/+12 anos com a presença de um documentário português, Rhoma Acans, de Leonor Teles, que dá a palavra a um conjunto de crianças e jovens ciganos e os leva a colocarem questões sobre a sua cultura.

E porque não só de filmes se faz um festival, o IndieJúnior convida pais e filhos a porem as mãos na massa. Os mais curiosos terão a oportunidade de experimentar as oficinas, este ano com um foco especial na própria experiência da ida ao cinema. É na escuridão da sala da Culturgest que, na oficina Vamos ao Cinema, será possível encontrar novas aventuras e tornar os sonhos realidade. A equipa da Biblioteca Camões organiza também um workshop onde desafiamos os participantes a criar o seu próprio filme e a descobrir os primórdios da invenção do cinema em CineJúnior: Uma Caixinha de Surpresas. Em colaboração com o Museu Berardo, dá-se um salto para as novas tecnologias com a oficina A Magia do Cinema que desvendará os seus truques na sala Montepio do Cinema São Jorge. De volta ao Pavilhão do Conhecimento o Atelier Anima-te põe à prova a imaginação e a criatividade dos participantes durante a realização de um pequeno filme de animação.

Para as escolas, propõe-se uma actividade dedicada ao pré-escolar, confrontando-os com Uma Janela Mágica, local de excelência do cinema que é o grande ecrã, apurando assim os seus sentidos. Por outro lado, os alunos do 3º ciclo e ensino secundário passam para o outro lado e colocam-se Atrás das Luzes desvendando os mistérios de um filme. As duas oficinas serão na Culturgest, em parceria com o Serviço Educativo.

Programação IndieJúnior completa aqui.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s