IndieLisboa’13: 10 filmes imperdíveis

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O IndieLisboa 2013 começa já amanhã e continua a “teimar” que Hollywood está a ficar sem ideias, contrapondo com uma programação vibrante para a sua 10ª edição. Perante uma oferta tão plural e interessante, com mais de 200 filmes, decidimos colocar-nos numa hipotética situação-limite e fazer uma selecção de apenas 10, neste caso apenas longas-metragens. Em seguida partilhamos e justificamos a pertinência das nossas escolhas.

1. No

Se há categoria dos Oscars que mantém intacta a sua credibilidade é a de melhor filme estrangeiro e este No esteve entre os cinco nomeados deste ano, perdendo inevitavelmente para Amor. O filme de Pablo Larraín, que faz as honras de abertura do festival, remete para as eleições no Chile de 1988, especialmente pertinentes por delas resultar a continuidade, ou não, de Pinochet no governo. Com Gael García Bernal no papel principal, destaca-se ainda pela sua opção técnica arrojada, cuja estética mistura filmagens originais com imagens de arquivo.

18 Abr  |  21.30  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

2. Paradise: Love

Ulrich Seidl está em destaque no IndieLisboa e na nossa selecção também. O foco que lhe é dado inclui a sua mais recente obra, uma trilogia, embora apenas conceptual, já que os filmes não são dependentes entre si. A ideia original era fazer um único filme sobre três irmãs em diferentes circunstâncias. O resultado acabou por ser a criação de três obras distintas, um tríptico cinematográfico reflexivo subdividido tematicamente em três virtudes teológicas. O primeiro deles aborda o amor do prisma do turismo sexual que uma das mulheres (com 50 anos) procura no Quénia. Competiu o ano passado pela Palma de Ouro, em Cannes, e foi o grande vencedor da Viennale deste ano.

18 Abr |  21.30  |  Culturgest : Grande Auditório
25 Abr |  21.30  |  Culturgest : Grande Auditório

3. Paradise: Faith

Na senda da trilogia, aqui a questão central é a religião. Em Paradise: Faith o realizador segue Anna Maria, a segunda de três irmãs, uma católica incurável que terá de lidar e co-habitar com o seu recém regressado marido tetraplégico, um muçulmano convicto. Uma vez mais por via de contextos provocadores, Seidl procura estimular o pensamento sobre os meandros da fé, salvaguardando sempre o sentido de humor.

20 Abr |  18.00  |  Culturgest : Grande Auditório
26 Abr |  21.30  |  Culturgest :Grande Auditório

4. Paradise: Hope

O capítulo final da trilogia acompanha a mais nova das irmãs num programa que faz lembrar os concursos televisivos de perda de peso. Este programa, específico para o emagrecimento drástico, conta com a disciplina rigorosa dos treinadores, mas depressa se perderá de vista o objectivo inicial entre os jovens obesos. Novamente num equilíbrio ténue entre a tragédia e a boa disposição, o realizador fecha o ciclo em torno da esperança, ou falta dela.

21 Abr |  21.30  |  Culturgest : Grande Auditório
28 Abr |  16.00  |  Culturgest : Grande Auditório

5. Death Row

Novo trabalho de Werner Herzog sobre o corredor da morte. Quem viu Into The Abyss sabe exactamente o que esperar do experiente realizador alemão na abordagem a este tema. Desta vez numa obra mais extensa, divida em quatro partes (são apresentadas duas em cada sessão), Herzog segue quatro condenados à pena capital e, não sendo apologista dessa forma de punição,  não cai no moralismo ou dramatismo fácil, abordando a trajectória que levou até ali cada um dos quatro homens.

Partes I e II:
19 Abr  |  17.00  |  Cinema City Alvalade 3
21 Abr  |  21.45  |  Cinema City Alvalade 3

Partes: III e IV:
19 Abr  |  21.45  |  Cinema City Alvalade 3
27 Abr  |  21.45  |  Cinema City Alvalade 3

6. Simon Killer

Esteve no festival de Sundance de 2012 e é a segunda longa-metragem de Antonio Campos. Já havíamos antecipado este filme e foi uma agradável surpresa vê-lo surgir na competição do IndieLisboa 2013. Depois de Afterschool e de diversas curtas-metragens, o realizador volta a apontar a câmara aos jovens, mais concretamente a um estudante que ruma a Paris à procura de superar o fim de um relacionamento amoroso.

21 Abr |  21.45  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira
22 Abr |  21.45  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

7. Spring Breakers

Muitíssimo aguardado, este filme confunde-nos a priori, posicionando-se como uma espécie de híbrido entre o independente e o mainstream. Por um lado, temos a imagem de promiscuidade que tem sido vendida, o (infeliz) título português Viagem de Finalistas e a presença de Selena Gomez (mais conhecida por protagonizar produções da Disney). Por outro, o realizador é Harmony Korine, que já colaborou mais do que uma vez com Larry Clark, e há ainda James Franco no papel de um gangster trash quanto baste. Seja como for, ver para crer.

25 Abr |  21.30  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

 

8. Sightseers

Comédia hilariante e extremamente negra ao estilo britânico que encontramos recentemente, por exemplo, em Four Lions. Um casal recém-apaixonado para numa viagem turística pelo norte de Inglaterra, porém as atracções turísticas não vão ser o centro das atenções e rapidamente a violência sem complexos se instalará.

26 Abr |  21.45  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

9. Frances Ha

A segunda comédia da nossa lista, esta menos negra, embora filmada a preto e branco. Nova Iorque, duas amigas e uma paixão desenfreada entre si, embora meramente no terreno da amizade. Um filme simultaneamente intimista e bem disposto do realizador de A Lula e a Baleia. Conseguirão elas viver uma sem a outra o resto das suas vidas?

28 Abr |  18.00  |  Cinema São Jorge : Sala Manoel de Oliveira

10. Before Midnight

Já dedicámos um post à presença tão simbólica deste filme na 10ª edição do IndieLisboa. E também já vimos Before Sunset e Before Sunrise, os dois primeiros capítulos da improvável e indefinida história entre Ethan Hawke e Julie Delpy. Como poderíamos perder o desfecho? Filme de encerramento do festival.

27 Abr |  21.30  |  Culturgest : Grande Auditório

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