Festival Queer chega ao Porto com a retrospectiva de John Waters

QueerLisboa18Years

De 2 a 4 de Outubro, o Festival marca presença na cidade com a exibição de três filmes do realizador Pink Flamingos (1972) Hairspray (1988) e Polyester (1981) são os títulos de Waters a serem exibidos na Casa das Artes, abrindo caminho aquela que será a 1ª edição do Queer Porto, a decorrer em 2015. Este “ano zero” do Festival na Cidade Invicta será também marcado pela festa Filthy World na Casa do Livro, pela festa Queer Porto no café Lusitano, e pelo lançamento do livro Cinema e Cultura Queer, publicação comemorativa dos 18 anos do Festival, na Galeria Wrong Weather.

John Waters mote inspirador do slogan do Festival “18 Years of Filth” é o realizador homenageado e serão exibidos três dos filmes mais importantes da fase inicial da sua filmografia. Pink Flamingos, dia 3 às 21h30 na Casa das Artes mostra-nos a acesa disputa da personagem de Divine, musa e actriz fetiche de Waters, com uma outra família pelo título de pessoas mais perversas do mundo.

Hairspray

 Hairspray, o seu filme de maior sucesso que acabaria por lhe abrir as portas para Hollywood, e que é também o derradeiro desempenho de Divine, antes da sua morte, terá exibição às 19h00 no dia 4. Às 21h30 deste mesmo dia é exibido Polyester, numa sessão especial que recupera a experiência que marcou a sua estreia em 1981: cada espectador desta sessão terá acesso aos famosos “Odorama”, cartões que acompanham o filme e que permitem aos espectadores experimentar alguns odores menos convencionais.

O lançamento no Porto do livro que comemora os 18 anos de vida do Festival, Cinema e Cultura Queer, terá lugar na Galeria Wrong Weather. A publicação é organizada por António Fernando Cascais e João Ferreira e reúne uma série de ensaios escritos por colaboradores do Festival, bem como de autores convidados. Único do seu género em Portugal, lança um olhar crítico ao Cinema Queer mundial a partir dos filmes programados no Festival nestes últimos 18 anos, colocando esta realidade em diálogo com uma história do Cinema Queer em Portugal, do qual apresenta uma exaustiva análise dos seus principais filmes e realizadores. O evento tem lugar no dia 3 de Outubro, às 18h30.

A festa Filthy World inaugurará a passagem do Festival pela cidade, no dia 2 de Outubro a partir das 22h30, na Casa do Livro, com uma selecção de sons a cargo do DJ Nuno Galopim que passam pelo universo dos filmes de Waters e do recentemente descoberto Will You Dance With Me?, de Derek Jarman, numa noite para ouvir e sobretudo para dançar. Já a festa Queer Porto leva-nos ao Café Lusitano, no dia 4 de Outubro a partir das 23h00, ainda perfumados pelo Odorama do filme Polyester, simultaneamente numa celebração e numa despedida da cidade, com a promessa de voltar para o ano com muito mais.

Advertisements

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s