Godard, Jarmusch e Kusturica em destaque no Lisbon & Estoril Film Festival 2016

leffest_cartaz-oficial
Lisbon & Estoril Film Festival chega este ano à sua décima edição e está de volta a Lisboa, Estoril e Cascais de 4 a 13 de Novembro com a sua habitual programação cultural com o cinema em primeiro plano mas com espaço para a música, a literatura, o teatro ou a fotografia.

Um dos traços distintivos do festival é o leque de convidados que convida a marcar presença junto do público português e esta edição não será diferente: Jim Jarmusch, Emir Kusturica, Jerzy Skolimowski, Benoit Jacquot, Teresa Villaverde, Anna Karina, Willem Dafoe, Nicoletta Braschi, Cristian Mungiu ou Alex Toss Perry são apenas alguns dos nomes confirmados.

A par da selecção oficial competitiva, que serve de montra a talentos do cinema em ascenção, a secção não-competitiva reúne um lote de filmes bastante aguardados para a próxima temporada cinematográfica que já percorram alguns dos maiores festivais de cinema à escala mundial. É o caso dos mais recentes projectos de Mel Gibson (O Herói de Hacksaw Ridge) e de Tom Ford (Nocturnal Animals), que abrirão e encerrarão respectivamente o festival, mas também de Benoit Jacquot (Até Nunca), Jim Jarmusch (Paterson Gimme Danger), Wim Wenders (Os Belos Dias de Aranjuez) ou Emir Kusturica (On the Milky Road), para referir apenas alguns.

Nas retrospectivas o principal destaque é dado ao mestre da Nouvelle Vague Jean-Luc Godard, homenageado com uma retrospectiva integral da sua obra – perto de uma centena de filmes – e um simpósio internacional intitulado “Godard vu par…, revisitando-se ainda as obras completas de Jerzy Skolimowski, Emir Kusturica Teresa Villaverde, entre outros.

Sublinham-se ainda nos eventos paralelos a apresentação da peça de Samuel Beckett Dias Felizes, no Teatro Nacional D. Maria II e com a presença da actriz italiana Nicoletta Braschi, e a exposição fotográfica Chema Prado/Series, que exibe retratos de personalidades do cinema como Robert de Niro, Manoel de Oliveira, John Malkovich, António Banderas, Jim Jarmusch, Pedro Almodóvar ou Stephen Frears.

Selecção Oficial – Competição

American Honey de Andrea Arnold
Bangkok Nites de Katsuya Tomita
Christine de Antonio Campos
Dogs de Bogdan Mirica
Elle de Paul Verhoeven
El Futuro Perfecto de Nele Wohlatz
Harmonium de Kôji Fukada
Big Big World de Reha Erdem
Little Men de Ira Sachs
Nocturama de Bertrand Bonello
The Last Family de Jan P. Matuszynski
The Last of Us de Ala Eddine Slim
Sand Storm de Elite Zexer

Selecção Oficial – Fora de Competição

O Herói de Hacksaw Ridge de Mel Gibson
Uma História Americana de Ewan McGregor
Até Nunca de Benoit Jacquot
Bacalaureat de Cristian Mungiu
Certain Women de Kelly Reichardt
Gimme Danger de Jim Jarmusch
Hell or High Water de David Mackenzie
La Fille Inconnue de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Lion de Garth Davis
Ma Loute de Bruno Dumont
On the Milky Road de Emir Kusturica
Os Belos Dias de Aranjuez de Wim Wenders
Paterson de Jim Jarmusch
Rester Vertical de Alain Guiraudie
The Salesman de Asghar Farhadi
The Woman Who Left de Lav Diaz
Uncle Howard de Aaron Brookner
Nocturnal Animals de Tom Ford

Comentários