Sundance 2013: Em Competição

Na secção de competição do Festival Sundance muitos são os temas trazidos pelos variadíssimos países que chegam até este festival.

99%

Começando por temas fervorosos, dos Estados Unidos da América chega-nos 99% – The Occupy Wall Street Collaborative Film, de Audrey Ewell, Aaron Aites, Lucian Read e Nina Kristic. Uma colaboração sem precedentes de realizadores por toda a América que contam a sua história sobre o movimento que explodiu em Setembro de 2011 e que trouxe a desigualdade económica ao debate público.

pussy

Noutra colaboração, desta vez entre a Federação Russa e o Reino Unido, eis que estas senhoras viajam da prisão para o grande ecrã através de Pussy Riot – A Punk Prayer, em estreia mundial, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin. A história da banda composta de 3 mulheres que fizeram uma performance provocatória na Catedral de Moscovo e foram por isso condenadas a sete anos de prisão. Mas o que está aqui verdadeiramente em causa? As três artistas ou a sociedade em que elas vivem?

Outro filme que põe o dedo na ferida é Inequality for All, dos EUA, de Jacob Kornbluth, realizador já premiado neste festival, elabora um documentário onde, com a ajuda do especialista em política económica e secretário de estado do trabalho Robert Reich, se propõe discutir o que é uma boa sociedade e as consequências das desigualdades de salários para a deterioração da saúde económica da nação.

Também em estreia mundial estará The Square, do realizador Jehane Noujaim, vinda do Egipto, obra que questiona o que significa por em risco a própria vida pelos nossos ideais? Quão longe vão cinco revolucionários para defender o seu país?

aint their

Saindo dos temas mais revolucionários, um filme que está a suscitar muita curiosidade é Ain’t Them Bodies Saints, do realizador e argumentista David Lowery, que conta a história de um fora da lei que foge da prisão e atravessa o Texas para se reencontrar com a sua mulher e filha que nunca conheceu. O filme segue ainda outras personagens em diferentes lados da lei, levando a comparações com Badlands, de Terrence Malick. O elenco conta com Rooney Mara, Casey Affleck, Ben Foster, Nate Parker e Keith Carradine.

kill you

A história fantástica por contar de um homicídio que juntou os jovens Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William Burroughs na Universidade de Columbia em 1944, e que originou a faísca que posteriormente resultou no nascimento de toda uma geração – a sua Beat Revolution, é revelada em Kill Your Darlings, de John Krokidas, e conta com Daniel Radcliffe, Dane DeHann, Ben Foster, Michael C. Hall, Jack Huston e Elizabeth Olsen

crystal

Do realizador chileno Sebastián Silva, o Sundance recebe a estreia mundial de Crystal Fairy, um road movie divertido sobre a viagem de Jamie e de uma desconhecida que ele encontra e convida para embarcar na sua aventura em direcção ao deserto do Chile. Nos principais papéis encontramos Michael Cera, Gabby Hoffmann, Juan Andrés Silva, José Miguel Silva e Agustín Silva.

De Andrew Bujalski, Computer Chess é uma comédia existencial sobre o homem brilhante que ensinou máquinas a jogar xadrez, no tempo em que as máquinas pareciam estúpidas e os humanos pareciam inteligentes.  O filme conta com Patrick Riester, Myles Paige, James Curry, Robin Schwartz, Gerald Peary e Wiley Wiggins.

google

A Sundance chega também a história do mais ambicioso projecto concebido na Internet. Google and the World Brain, de Ben Lewis, numa colaboração entre o Reino Unido e a Espanha, revela-nos a excêntrica ideia da Google que ao longo de dez anos tem feito o scanner de milhões de livros de todo o mundo, com a intenção de criar uma livraria digital gigante.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s