Nanni Moretti é uma das mais recentes presenças confirmadas no Lisbon & Estoril Film Festival. O realizador italiano virá a Portugal para apresentar o seu novo filme Mia Madre, que será um dos filmes de abertura do LEFFEST, no próximo dia 6 de Novembro. Moretti é conhecido e estimado pelo público português por filmes como Querido Diário (1993), O Quarto do Filho (2001) ou Palombella Rossa (1989). Entre as muitas distinções do realizador conta-se a Palma de Ouro, que venceu com O Quarto do Filho, e o Prémio de Melhor Realizador em Cannes, com Querido Diário. Com Sonhos de Ouro (1981), venceu o Prémio Especial do Júri, em Veneza.
Outras das novidades na lista de convidados do LEFFEST é Bruno Ganz, um dos mais importantes actores de língua alemã, com uma colaboração privilegiada com Wim Wenders, que também estará presente no Festival e a quem será dedicada uma das Homenagens. O trajecto cinematográfico ímpar de Ganz inclui colaborações com Eric Rohmer, Wim Wenders, Werner Herzog, Alain Tanner, Theo Angelopoulos, Jonathan Demme, entre outros. Os seus trabalhos mais recentes incluem o papel de Hitler em A Queda, de Oliver Hirschbiegel, e papéis em Comboio Nocturno Para Lisboa, de Bille August, Remember de Atom Egoyan e Amnésia, de Barbet Schroeder. Bruno Ganz foi distinguido com o Leopardo pelo conjunto da sua carreira no Festival de Cinema de Locarno.
Foi ainda anunciada a presença de Ivry Gitlis, célebre violinista e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, que se juntará no LEFFEST a outros músicos destacados como Itamar Golan, Piotr Anderszewski e Natsuko Inoué para alguns eventos únicos, a anunciar em breve.