A «Montanha» de Salaviza

poster montanha

Montanha é o novo filme de  João Salaviza, realizador premiado em vários festivais internacionais de cinema com o presente filme bem como com as suas curtas metragens Arena (2009) e Rafa (2012). Montanha é fruto do amadurecimento de um universo adolescente, já explorado em Rafa, e que aqui se reafirma como um dos filmes do género coming-of-age portugueses mais interessantes.

No mundo de David (David Mourato), o personagem principal de 14 anos, o conceito de tempo é irrelevante, David existe e está, para onde vai não é relevante. O avô, chefe da família, personagem que desencadeia a ação, está ausente e em estado crítico no hospital, o que motiva que a mãe de David (Maria João Pinho) que emigrou para Londres, regresse. A teimosia de David ao não querer ir visitar o avô e afirmar que “ainda no outro dia estava normal” denotam uma negação face a um tempo que traz mudanças mas que ele se recusa a aceitar.

montanha

A casa de David são as ruas do bairro dos Olivais, onde o filme foi rodado, e as suas referencias são os seus pares, entre eles um Rafa mais crescido (Rodrigo Perdigão) e igualmente perdido no tempo. É uma realidade onde os jovens adolescentes são reis desgovernados do seu destino imediato. Vivem no presente, comem quando der, e descobrem-se mutuamente, entre festas, beijos e roubos, entre camas partilhadas e carrinhos de choque. Eles crescem, sem um fio de prumo chamado educação. A cena em que David é chamado à escola por ter reprovado por faltas é focada nele e ouvimos o discurso da Professora em voz off, denunciando que ela não faz parte deste sistema, é um alien que lhe faz perguntas absurdas às quais ele não quer pensar.

No geral, o filme é construído do ponto de vista de David, os planos estáticos e muitas vezes lentos mostram-nos em estado cru o seu dia-a-dia e reforçam este estado de letargia em que vive. A banda sonora pontua o filme muito subtilmente e foi concebida por Norberto Lobo. Salaviza afirmou numa entrevista que Montanha era o fim da sua adolescência cinematográfica, ficamos curiosamente à espera do que se seguirá depois.

Classificação (0-10): 7

Montanha | 2015 | 90 mins | Realização e Argumento: João Salaviza | Elenco principal: Maria João Pinho, Carloto Cotta, Mia Tomé, David Mourato, Rodrigo Perdigão.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s