Quentin Tarantino de Globo de Ouro em punho e sem papas na língua

Director Quentin Tarantino holds the award for Best Screenplay - Motion Picture for "Django Unchained" backstage at the 70th annual Golden Globe Awards in Beverly Hills

Após vencer o Globo de Ouro para Melhor Argumento, o realizador Quentin Tarantino mostrou-se chocado com a atribuição do prémio, mas não tardou a tornar-se ele próprio fonte de controvérsia.

De acordo com o Hollywood Reporter, Tarantino respondeu à letra às questões dos jornalistas acerca do uso excessivo da palavra “nigger” no seu último filme Django Libertado. Apontando aos seus críticos, entre os quais Spike Lee e outros realizadores e argumentistas, justifica as suas escolhas com a verdade histórica do filme e a sua integridade artística:

Dizem que devia suavizar a realidade, que devia massajá-la e mentir sobre a história. (…) Eu jamais faria isso aos meus personagens.

Que Tarantino não faz filmes para ganhar prémios ou para conquistar a crítica não é uma novidade, mas o cineasta faz questão de o vincar:

Nunca alterei uma palavra de um argumento em função de qualquer tipo de crítica.  Faço o meu trabalho de coração, apaixonadamente, e faz parte das minhas funções ignorar as críticas.

Não escondendo a sua posição, o realizador vai mais longe e considera que a escravatura não está extinta na actualidade, existindo formas dissimuladas do flagelo por todo o globo:

Basta ir à Malásia, por exemplo, ou ver o modo com as prisões públicas e privadas trocam prisioneiros. Parece que já nem tentam disfarçar. Sob o lema do “combate às drogas” têm sido feitas incarcerações em massa nos últimos 40 anos que atingiram sobretudo a população negra do sexo masculino. Isto é nitidamente uma forma de escravatura, que reflecte o mesmo medo face ao homem negro que existia no século XIX.

Django Libertado estreia em Portugal no próximo dia 24.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s