Lisbon Movie Tour: descobrir a cidade através dos filmes

Hoje foi apresentado em conferência de imprensa um projecto inovador que promete revolucionar o cineturismo em Portugal. Numa manhã chuvosa, fomos descobrir o Convento dos Cardaes em plena rua d’ O Século no Príncipe Real, onde Liliana Navarra deu a conhecer o intenso trabalho que deu origem ao Lisbon Movie Tours (LMT). A ideia partiu de algo que Liliana conhecia da sua terra natal, Itália, e de outros países nos quais o cineturismo está mais desenvolvido,  onde existem festivais que focam a sua actividade turística nos locais de rodagem de variados filmes.

E se não conseguem lembrar-se de muitos filmes rodados em Portugal, desenganem-se: existem mais de 16000 filmes que usam Lisboa como cenário natural, especialmente filmes americanos realizados entre os anos 40 e 50 – conta-nos Liliana Navarra.

Para já a LMT foca-se em Lisboa e têm para oferecer dois passeios alternativos. O primeiro homenageia Afirma Pereira, de Roberto Faenza (1995), ou não fosse este um filme que também une Portugal e Itália. O roteiro passa por diversos locais entre os quais: Baixa, Chiado, Rossio, Portas de Santo Antão, Bairro Alto e Principe Real e mais concretamente o Convento dos Cardaes, um segredo bem guardado da cidade. Para lá de umas portas antigas, está um convento que actualmente recebe pessoas com necessidades especiais, que tomam aquele espaço como a sua casa. Descobrimos claustros e uma acolhedora capela, decorada a azulejos azuis e brancos (por ironia são holandeses e não nacionais), e até a múmia de São Pelegrino (também de origem italiana).

O factor inovador destes passeios para além da temática centrada no cinema é a possibilidade não só de saber que cena foi filmada ali e factos curiosos, mas poder ver essa cena num tablet que o guia usa durante a visita. A divulgação dos excerto do filme acarretou a tradução dos mesmos para línguas que não estavam disponíveis, como é o caso de Afirma Pereira para português.

O segundo passeio é baseado no Filme do Desassossego, de João Botelho (2010), e percorre a zona da Baixa (rua Augusta e da Prata), Rossio e a Bica. Durante o percurso para além das cenas dos filmes poderão ainda ver cenas do making of intitulado O Coração Escuro, de Maria Joana Figueiredo

Liliana diz terem ainda muitos “coelhos na cartola” e o primeiro sairá em Abril, data em que se inaugura um passeio baseado em Capitães de Abril, de Maria de Medeiros; futuramente o fado e o cinema darão origem a um novo passeio, e cidades como Estoril ou Sintra revelarão sítios das filmagens d’ O estado das coisas, de Wim Wenders, e A nona porta, de Roman Polanski. Os passeios podem ser feitos por turistas que venham até Lisboa (disponíveis em inglês, francês e italiano), e não só, pois promete-se descobrir recantos e tesouros escondidos mesmo para alfacinhas de gema. Os percursos duram entre uma a duas horas e os preços variam entre os dez e os vinte euros, sujeitos aos descontos habituais.

A LMT pretende ainda promover workshops e festivais no âmbito do cineturismo associando-se para isso a várias universidades. Para breve prometemos uma reportagem destas visitas.

Anúncios

2 responses to “Lisbon Movie Tour: descobrir a cidade através dos filmes

  1. Pingback: Lisbon Movie Tours: descobrir a cidade através dos filmes | PFTN·

  2. Pingback: Lisbon Movie Tour: descobrir a cidade através dos filmes | PFTN·

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s